quinta-feira, 22 de junho de 2017

Trabalhadores da Assistência Social trocaram experiências no Congemas



O 19º Encontro Nacional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) reuniu mais de 2,5 mil trabalhadores do setor, provenientes de diversas cidades do país, realizado em Porto Seguro (BA), de 19 a 21 de junho. O evento possibilitou reciclar conhecimento em palestras, painéis e mesas-redondas, além de permitir a troca direta de informações entre os participantes.

As conversas que começaram no auditório e nas salas de oficinas acabaram se estendendo aos corredores e às áreas de descanso. Por vezes, a praça de alimentação se transforma em ponto de encontro para reuniões improvisadas.  É nesses momentos que pessoas de lugares distintos percebem que possuem experiências complementares.



Estreante em eventos da Assistência Social, a gestora da cidade de Curral de Cima (PB) Vanúbia Dias integra uma delegação de 25 representantes de diferentes municípios da Paraíba. “Estamos todos no mesmo hotel, então, quando a programação acaba, continuamos trocando informações sobre tudo o que aprendemos aqui”, conta.


Em Boca da Mata (AL), a assistente  Laura de Lourdes já foi secretaria adjunta e hoje presta consultoria a outras cidades alagoanas. Com anos de experiência no assunto, ela aproveitou uma pausa na programação para trocar impressões com colegas do Estado e também com uma assistente social do Paraná.

“Existem as peculiaridades de cada região, mas os problemas e soluções se repetem muito. Quando estamos lá na ponta, no município, nos sentimos meio ilhados, mas aqui é bem diferente”, considera.

Assistente social na em Belmonte (BA), Fátima Rodrigues relata que o Congemas rendeu frutos logo no primeiro dia de evento. Segundo ela, o Estado possui um núcleo que promove reuniões periódicas entre assistentes sociais. Depois de um período de desarticulação, os organizadores se reencontraram no evento e já planejam retomar as  atividades. “No Congemas, também articulamos que meu município vai sediar uma capacitação regional do Bolsa Familia”, comemora.

O 19º Encontro Nacional do Congemas terminou na quarta-feira (21). A programação inclui palestras, debates, painéis, oficinas e mesas-redondas. Confira a programação completa em www.congemas.org.br


Fonte: mds.gov.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário